sábado, 5 de fevereiro de 2022

[44] O poente monocromático

Na verdade, uma foto casual. Não pelo objeto, o pôr-do-sol (*) sobre o Rio de Janeiro, mas pelo produto.

Ontem, um fim de tarde diferente, uma grande nuvem sobre toda a extensão, que me é dado ver, das montanhas cariocas. Um jogo de cores instigante, o raiado dos tons quentes do poente espremido entre o corpo subexposto da terra e a nuvem escura que pesava sobre toda a paisagem..

De minha parte, um momento agitado, pouca disponibilidade de tempo para fotografar e um repentino mau humor dos automáticos da câmera, que, em geral é muito cordata!

Ela, a máquina, tomou conta do processo... Os controles meio que enlouqueceram e eu não conseguia, para começar, escolher a sensibilidade, que pulava sozinha para 3200 ASA/ISO... Ah, eis que de repente achei que conseguira definir em 400 ASA, e não perdi tempo: bati a foto. 

Poente PB no Rio - Foto Guina Araújo Ramos, 04/02/2022

Não percebi que a câmera havia mudado um outro parâmetro: acionou Efeitos de Imagem e, por conta própria, escolheu Monocromático Contraste Alto!... Fiquei tão chateado que até desisti do pôr-do-sol, mais um entre toda uma vida de poentes, e fui tratar de outras coisas.

Hoje, baixando outras imagens, prestei atenção nesta, que, de passagem, me parecia um borrão: lá estava, em silhueta, a tranqueira da Pedra da Gávea, o Corcovado e seu Cristo estático, as agulhas das antenas do Sumaré e mais o ondulado das montanhas subindo para o Pico da Tijuca. Abaixo dela, o peso da Terra. E acima, a pressão das nuvens em um único bloco, e ainda bem que passageiras.

Gostei. Uma foto que vale mostrar. E guardar.

 

(*) Dizem as regras do atual acordo ortográfico, de 2009, que o correto agora é "pôr do sol", sem hífen. Desculpem os sabichões, mas sou contra!... Sem hífen, tenho a impressão que o sol vai fugir, vai se afastar, deixar de se pôr.

Bem, são problemas que não vou resolver... Mas, posso, ao menos, para não sofrer esta imaginária perda, escolher escrever errado quando e sempre que, para mim, seja o certo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário